Projeto de pesquisa aglutinador

2022-2026: Filosofias da Vida Fática: Heidegger-Dilthey-Aristóteles. Aportes Filosóficos à Formação Humana

Descrição: A pesquisa intitulada “Filosofias da vida fática: Heidegger-Dilthey-Aristóteles. Aportes à formação humana”, situada em um horizonte hermenêutico próprio, pretende expandir a questão filosófica da formação humana junto à área de Filosofia da Educação. Logo, a peculiaridade é o trato filosófico da formação em sua qualidade de questionamento mediante uma lida conceitual. Via de regra é característica da área o diálogo permanente com a tradição da filosofia ocidental, confrontando seus problemas de pesquisas com os modos de pensamento que essa tradição produziu no intuito de asseverar sua validez. Não só. Mas, valer-se de seu repertório para pensar os limites do hoje. Daí o sentido clássico atribuído ao texto filosófico que aporta amplitude à pesquisa em Filosofia da Educação. Sob esse lume, a presente pesquisa busca articular três clássicos da filosofia: Heidegger, Dilthey, Aristóteles, para elaborar a perspectiva de “filosofia da vida fática” e suas possíveis implicações na compreensão e interpretação da formação humana.

Situação: em andamento
Natureza: pesquisa.
Estudantes envolvidos: doutorado: (4).

2017 – 2021: Intersecções filosóficas entre Dilthey e Heidegger para pensar ‘Hermenêuticas da cultura, mundo e educação’

Descrição: A pesquisa tem por objetivo interpretar as hermenêuticas de W. Dilthey e M. Heidegger e suas intersecções filosóficas para pensar ‘Hermenêuticas da cultura, mundo e educação’. No que se refere à metodologia, a pesquisa, cuja ancoragem encontra-se no horizonte da filosofia da educação, delineia-se a partir do aporte teórico da hermenêutica filosófica, sendo ela mesma interpretação dada a partir do elemento da compreensão de uma situação hermenêutica na qual estamos, desde sempre, implicados. Tem como centralidade os aportes filosóficos de Dilthey, Heidegger (e Gadamer) para pensar a formação humana. Trata-se de um esforço  (auto)interpretativo a partir de uma proposta de uma especificidade para a área, quando tomada enquanto experiência formativa no âmbito da educação.

Situação: concluído.
Natureza: pesquisa.
Estudantes envolvidos: mestrado acadêmico: (4), doutorado: (3).

2014 – 2017: Diálogo interinstitucional na pesquisa em hermenêuticas da cultura, mundo e educação

Descrição: A pesquisa propõe-se a consolidar um vínculo interinstitucional no horizonte da Filosofia da Educação, no intuito de aprofundar estudos para a interpretação da formação humana desde uma pesquisa de “hermenêuticas da cultura, mundo e educação”, em curso no Programa de Pós-graduação em Educação, da Universidade Federal de Santa Catarina (2014-2017), sob um registro interdisciplinar. Almeja-se agora uma ampliação dos sujeitos para um diálogo interinstitucional, implicando professores colaboradores de outras I.E.S. como: UFRGS, UFSM, UFPel, FURB, UNILASALLE/Canoas. O projeto prevê também a participação de alunos de graduação e pós-graduação, dada a relevância da imbricação entre estes níveis de ensino superior como modo de ampliação da formação humana, em estabelecimentos de ensino regular.

Situação: concluído.
Natureza: pesquisa.

2014 – 2017: Hermenêuticas da cultura, mundo e educação

Descrição: À luz de uma compreensão das “conexões de vida” (Wilhelm Dilthey), a formação humana é interpretada como um entrelaçamento entre vivências e experiências dadas por meio da “frequentação do mundo” (Michel de Montaigne) e das formas culturais. Em nossa perspectiva, a formação humana inscreve-se, então, a partir das possibilidades de hermenêuticas das formas culturais – materiais e imateriais, considerando algumas mediações e temporalidades no cenário contemporâneo (Walter Benjamin, Homi Bhabha, Michel De Certeau). Logo, através de um exercício interpretativo que nos oferece o horizonte da hermenêutica filosófica, atualizada sob o olhar de Martin Heidegger e H-G. Gadamer, a pesquisa pretende reavivar a importância do lugar do intérprete (Michel De Certeau), sugerindo reinvenções da experiência formativa. Trata-se de uma tentativa em filosofia da educação de antropologia filosófica cuja atualização também se dá no universo da escola.

Situação: concluído.
Natureza: pesquisa.

2013 – 2016: A Hermenêutica filosófica, o texto clássico e a filosofia da educação: uma perspectiva de formação humana

No contemporâneo, a formação humana se encontra tensionada por uma demanda imediata produzida na cultura e nos estabelecimentos de ensino. Nossa questão de pesquisa reside na busca hermenêutica  de um sentido de formação compreendida enquanto autoformação. A partir desta consideração inicial, propomos apresentar aspectos da relação entre hermenêutica, filosofia da educação e produção de sentido com o uso do texto clássico.

Situação: concluído
Natureza: Pesquisa.