Apresentação
Se, conforme Dilthey, “Em cada ponto a compreensão abre um mundo”, a chave desta abertura interpretativa se encontra, justamente, na compreensão dos modos de existência que o intérprete ainda pode fazer no jogo filosófico entre pergunta e conceito. Sob este prisma, o Grupo desenvolve pesquisas educacionais em mestrado e doutorado, situando a filosofia da educação e sua questão nuclear, a formação humana, no horizonte da hermenêutica em sua pluralidade. Deste modo, adentramos o horizonte da fenomenologia hermenêutica e, por isso, temos considerado a tradição e seu mais além (especialmente sob o influxo provocado a partir das tonalidades de M. Heidegger, W. Dilthey, H-G. Gadamer).
O Grupo tem registro no Diretório de grupos de pesquisas/DGP do CNPq (https://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/295405).
Participa dos seguintes Grupos/Redes de pesquisa: Red IberoAmericana de Hermenéutica (R.IA.H.); Rede Internacional de Pesquisa Educacional para o Desenvolvimento Sociocomunitário (RIPEDES); Grupo de pesquisa Filosofia, Educação e Práxis Social.